Inct_logo

ReoSul recebe o primeiro reômetro rotacional com recursos do INCT

Este mês de agosto de 2024 foi marcado pela instalação do Reômetro Rotacional Anton Paar MCR302e no ReoSul (Laboratório de Reologia e Escoamento de Fluidos Não Newtonianos), o primeiro do laboratório. O ReoSul é um laboratório de pesquisa vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC), ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PROMEC) e à Escola de Engenharia da UFRGS.

A aquisição desse equipamento de ponta permitirá que as pesquisas realizadas no ReoSul atinjam novos horizontes a partir de caracterizações reométricas robustas e precisas de fluidos não newtonianos. Atualmente, o ReoSul conta com uma equipe de pesquisadores de diversos níveis (alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, e professores) que terão seus trabalhos potencializados pela aquisição do reômetro. Além disso, esperamos que o ReoSul possa ter maiores possibilidades de cooperações com outros laboratórios de pesquisas e de interação com empresas que necessitam de pesquisa, desenvolvimento e serviços na área de reometria e escoamento de fluidos não newtonianos. 

A aquisição desse equipamento contou com apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) por recursos provenientes do INCT-Rhe9. A infraestrutura necessária para a instalação foi obtida graças ao apoio financeiro da Escola de Engenharia (UFRGS), ao apoio técnico do DEMEC e a projetos de pesquisa consagrados pelas agências de fomento, CNPq e FAPERGS.

Sabemos da importância da rede de apoio para a aquisição de mais esse importante equipamento para alavancar as pesquisas do laboratório e de seus colaboradores. Por isso, agradecemos a todos os envolvidos já citados por este importante passo para o ReoSul.

Atenciosamente, 

Equipe ReoSul/UFRGS

 
plugins premium WordPress