Inct_logo

Reunião Marco Zero do Programa INCT – Chamada Pública no 58/2022

O professor Dr. Diogo E. V. Andrade, do grupo de pesquisa ReoSul, representou o INCT-Rhe9 na Reunião Marco Zero do Programa INCT – Chamada Pública no 58/2022, realizada no dia 24 de novembro de 2023, no Auditório do CNPq, Edifício Sede – Térreo, Brasília/DF.


O encontro teve como objetivo a recepção dos 58 (cinquenta e oito) novos INCTs aprovados na Chamada Pública 58/2022 e apresentação dos(as) gestores(as) do CNPq e da área técnica responsável pelo monitoramento e pela avaliação dos projetos deste importante programa de fomento à  pesquisa.


Além dos representantes do CNPq e membros de equipe dos projetos contemplados, o evento contou com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na abertura do evento, o presidente do CNPq, professor Ricardo Galvão, confirmou continuidade do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), ao expor sua relevância. “O INCT realmente é o projeto mais consolidado da ciência brasileira e vai continuar”, afirmou.


A Chamada Pública INCT-CNPq nº 58/2022 foi lançada em parceria com o MCTI, com investimento total de R$ 324 milhões de reais em redes de pesquisa em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/MCTI).


O propósito foi o de expandir o Programa INCTs por meio do apoio ao estabelecimento de novos institutos, a partir do fomento a pesquisas de alto impacto científico e tecnológico, que visassem a solução de grandes desafios nacionais. A Chamada nº 58/2022 teve formato inovador, focado na objetividade e nos resultados, ao mesmo tempo em que mantinha as ideias norteadoras do Programa e observava as exigências da implementação dos recursos do FNDCT de 2022. Com isso, mais de 100 projetos já foram financiados e, agora, tiveram início mais 58 projetos  também selecionados.

plugins premium WordPress