O professor Dr. Diogo E. V. Andrade, do grupo de pesquisa ReoSul, representou o INCT-Rhe9 na Reunião Marco Zero do Programa INCT – Chamada Pública no 58/2022, realizada no dia 24 de novembro de 2023, no Auditório do CNPq, Edifício Sede – Térreo, Brasília/DF.
O encontro teve como objetivo a recepção dos 58 (cinquenta e oito) novos INCTs aprovados na Chamada Pública 58/2022 e apresentação dos(as) gestores(as) do CNPq e da área técnica responsável pelo monitoramento e pela avaliação dos projetos deste importante programa de fomento à pesquisa.
Além dos representantes do CNPq e membros de equipe dos projetos contemplados, o evento contou com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na abertura do evento, o presidente do CNPq, professor Ricardo Galvão, confirmou continuidade do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), ao expor sua relevância. “O INCT realmente é o projeto mais consolidado da ciência brasileira e vai continuar”, afirmou.
A Chamada Pública INCT-CNPq nº 58/2022 foi lançada em parceria com o MCTI, com investimento total de R$ 324 milhões de reais em redes de pesquisa em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/MCTI).
O propósito foi o de expandir o Programa INCTs por meio do apoio ao estabelecimento de novos institutos, a partir do fomento a pesquisas de alto impacto científico e tecnológico, que visassem a solução de grandes desafios nacionais. A Chamada nº 58/2022 teve formato inovador, focado na objetividade e nos resultados, ao mesmo tempo em que mantinha as ideias norteadoras do Programa e observava as exigências da implementação dos recursos do FNDCT de 2022. Com isso, mais de 100 projetos já foram financiados e, agora, tiveram início mais 58 projetos também selecionados.