Criado em 2006, o ENAHPE tem como intuito estreitar relações entre universidades e agentes do setor de petróleo e gás com objetivo de apresentar resultados de projetos de pesquisa realizados pela academia, melhores práticas tecnológicas realizadas pela indústria em cenários complexos, promover a inserção de estudantes e novos engenheiros na indústria de óleo e gás, como também valorizar e premiar os melhores trabalhos de desenvolvimento tecnológico aplicados à indústria de perfuração e completação de poços.
Com mais de 250 participantes nesta nona edição, o encontro já é uma referência técnica-cientifica para a comunidade acadêmica brasileira. Inicialmente, o ENAHPE tinha como tema a Hidráulica de perfuração, porém com o aumento dos desafios da exploração em novos campos off-shore aliado as janelas operacionais mais restritas, necessidade de redução de custos e preocupação ambiental, o ENAHPE vem ampliando o seu escopo.
A programação do IX ENAHPE incluiu palestras, sessões plenárias e apresentação de pôsteres. Dentre as temáticas abordadas nesta edição estavam fluídos e hidráulica; técnicas e equipamentos de perfuração e complementação; cimentação; estimulação e controle de areia; aspectos ambientais; confiabilidade; incrustações em poços, entre outros.
